saltar para o conteudo principal

 

Balcões das Entidades Prestadoras do SAAF

 

Agende a Data

agende data

 

Congresso "FARM TO FORK", a decorrer em Castelo Branco, Portugal, de 16 a 18 de novembro de 2023.  

FARMTOFORK

Ao longo de três dias, o “FARM TO FORK” reunirá especialistas nacionais e internacionais de renome nas áreas agroalimentar, nutrição & saúde, para aprofundar os temas mais recentes que englobam a jornada do Prado ao Prato. A sustentabilidade, elemento chave para a transição verde e resiliência climática, estará sempre presente em todas as discussões.   

Para além do programa científico principal, o Congresso "FARM TO FORK" irá oferecer um leque diversificado de workshops temáticos. Para detalhes sobre a agenda, inscrição, envio de resumos para póster/comunicação oral, oradores e outras informações relevantes, visite o nosso site: https://www.cataa.pt/farm-to-fork/  

 

 

 


Federação Europeia de Pastagens 2024

“Porquê pastagens?”.

– O QUÊ? Qual é o papel das pastagens na segurança alimentar?

– COMO? Como é que equilibramos os serviços dos ecossistemas?

– QUAIS? Que métodos podem ser utilizados para monitorizar, avaliar e orientar a gestão das pastagens?

– ONDE? Em que serviços ecossistémicos nos devemos concentrar?

– QUEM? Para quem são importantes as pastagens?

30th EGF General Meeting, organiza uma reunião sobre o tema, “Porquê pastagens?” que terá lugar de 9 a 13 de junho de 2024, em Leeuwarden, nos Países Baixos.

Os resumos devem ser submetidos até 19 de setembro de 2023 através da plataforma OASES: Abstract submission EGF 2024.

A Comissão Científica do evento selecionará as comunicações orais e os posters. Os autores dos resumos aceites serão convidados a redigir um artigo completo (três páginas para os artigos propostos, data limite 30 de novembro de 2023). Todos os artigos aceites serão publicados na revista Grassland Science in Europe.

Para obter informações atualizadas sobre a Reunião Geral da EGF 2024 (programa, excursões, eventos sociais, etc.), consulte regularmente o sítio Web: https://www.egf2024.com

 


Ações De Formação

 

Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”

SAAF3

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".

Esta ação de formação visa capacitar os técnicos do Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF) que irão prestar serviços de aconselhamento agrícola na área temática “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais », prevista na alínea h) do artigo 3.º da Portaria n.º 54-M/2023 de 27 de fevereiro.

A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 31 de julho das 10h00 às 13h00.

Serão admitidos à formação os técnicos detentores de habilitação superior na área das ciências agrárias.

Os interessados em frequentar a formação deverão inscrever-se atempadamente, até ao final do dia 27 de julho, através do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O plano de formação pode ser consultado AQUI

 


 

Captura de ecrã 2023 06 21 120232A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), organiza uma ação de formação com o tema "Código do trabalho, segurança e saúde no trabalho". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 3 de julho, pelas 14h30, com a duração de 2 horas.

Esta ação de formação visa capacitar os técnicos do Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF) que irão prestar serviços de aconselhamento agrícola na área temática do Condicionalismo social», prevista na alínea n) do artigo 3.º da Portaria n.º 54-M/2023 de 27 de fevereiro.

Serão admitidos à formação os técnicos detentores de habilitação superior na área das ciências agrárias.

Os interessados em frequentar a formação deverão inscrever-se atempadamente, até ao final do dia 29 de junho, através do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O plano de formação pode ser consultado AQUI.


 

produtos fitofarmaceuticos3

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), organizou uma ação de formação com o tema " Utilização Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos". 

O plano de formação pode ser consultado aqui.

 

 

 

 


Captura de ecrã 2023 05 09 155730

No âmbito da aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o FeedInov, promoveu a 2.ª Edição da ação de formação "Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa". 

A medida tem por objetivo promover boas práticas de eficiência alimentar, de maneio e de saúde animal nas explorações pecuárias de bovinos de leite e bovinos de carne, de forma a reduzir as emissões de metano,com o objetivo de contribuir para a mitigação das alterações climáticas.

 


Maneio A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV), organizou uma ação de formação com o tema " Maneio da Pastagem Permanente" no dia 31 de maio, das 10h00 as 13h00 e das 14h30 as 17h30com a duração de 6 horas.

As Apresentações e materiais disponibilizados podem ser consultados aqui:

1ª Parte: Intervenção Maneio Pastagem Permanente1.1

2ª Parte: Intervenção Maneio Pastagem Permanente1.2

3ª Parte: Intervenção Maneio Pastagem Permanente1.3


 

SAAF saude bemestar animal

Formação de competências na área temática "Saúde e Bem-estar Animal e Uso Racional de Antimicrobianos” para técnicos dos SAAF

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), organiza uma ação de formação com o tema "Saúde e Bem-estar animal e Uso Racional de Antimicrobianos". 

A formação realizada no passado dia 3 e 4 de maio está disponível a gravação nos seguintes links:

1ª sessão: https://dgadrpt-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/fmendes_dgadr_pt/ETGWT_98Z5FEozLruiyZJJMBlqd1p-FsMERPfn8o0zh6vw

2ª sessão: https://dgadrpt-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/fmendes_dgadr_pt/EfOtx00pRiZJvi63yin0vrgBs8ZUOI_Ezn6fI0zGjm5Qsg

 

Apresentações e materiais disponibilizados:

 

 


 A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com o Centro Nacional de Competências InovTechAgro, organizou uma ação de formação na área temática das Tecnologias Digitais, com o tema da "Introdução à Agricultura de Precisão". A formação realizou-se na modalidade e-learning nos dias 8, 9 e 10 de maio
Esta ação de formação visa capacitar os técnicos do Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF) 
O plano de formação pode ser consultado AQUI.

Apresentações e materiais disponibilizados:

1º Sessão

2ª Sessão 

3ª Sessão